quarta-feira

"O Livro, Hoje"

"O Livro, Hoje"
José Afonso Furtado
Conferência no âmbito da disciplina de Edição de Livros
20 de Maio às 17h30, no Auditório 1 da ESAD.CR
                                                    Caldas da Rainha


José Afonso Furtado, professor universitário e fotógrafo português nascido em 1953, em Alcobaça, volta a deslocar-se à ESAD.cr, mais uma vez para falar de Livros. Ocorrendo no âmbito da disciplina Edição de Livros, a conferência 'O Livro, Hoje', a realizar-se dia 20 de Maio no Auditório I pelas 17h30, é uma oportunidade única para se compreender tanto a história como o destino futuro do Livro, num encontro de grande interesse para todas as áreas científicas da Escola. 'O Livro, Hoje' é um evento com chancela PALAVRÃO.

José Afonso Furtado licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e realizou o Curso de Formação do Instituto Português de Fotografia, chegando a dirigir o Curso de História de Fotografia. Desempenhou funções de docente no Curso de Especialização de Técnicas Editoriais e no Curso de Especialização de Ciências Documentais da Faculdade de Letras. Para além das funções de professor, José Afonso Furtado foi presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura, vice-presidente do Conselho Consultivo da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa e membro da Comissão Nacional da Língua Portuguesa e da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Desde 1992 exerce as funções de Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
José Afonso Furtado participou em vários congressos e seminários sobre o livro, a leitura, as bibliotecas e sua relação com as novas tecnologias. Publicou inúmeros artigos e as obras O que é o Livro? (1995), Os Livros e as Leituras – Novas Ecologias da Informação (2000) e, mais recentemente, A Edição de Livros e a Gestão Estratégica (2009).


PALAVRÃO
Chancela  | Núcleo de Edição  |  Bolsa de Talentos

Sem comentários: